Para que serve a Filosofia?


A filosofia é um questionamento sobre o mundo, as coisas, as pessoas e nós mesmos. Por que as coisas são como são (ou como parecem ser)? O que leva as pessoas a fazerem o que fazem e como fazem?

Além de questionamento, a filosofia é também uma ação, pois quando nos questionamos nos abrimos a novas possibilidades de pensar, perceber e ser. O ato de filosofar é uma ação de refletir sobre as coisas como nos são mostradas, para repensar sobre elas, buscando diferentes compreensões.

Trata-se de um caminho para a mudança, pois quando nos questionamos percebemos outras possibilidades. Porém, para que algo se transforme é necessário agir, e a ação do filósofo não é uma ação qualquer, mas uma ação que é resultado de uma percepção aprofundada, contendo conteúdo e argumentação.

"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo."
(Merleau-Ponty)

Perceber profundamente sobre tema nos possibilita novos olhares e novos caminhos. Para filosofar não basta somente se questionar, mas também fazer com que essas questões nos possibilitem o aprofundamento do conhecimento sobre o que é questionado, e isso é o que nos leva além.

"isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é
ainda vai nos levar além."
(Paulo Leminski)

A filosofia é um convite a perceber outros pontos de vista, a ver com outros olhos, sair um pouco de nossa concepção de realidade. E para isso é preciso se permitir a outras experiências, aventurar-se por terrenos antes não experimentados, sentir outras sensações.

Essas experiências, e não somente a leitura, ampliam nossos modos de perceber o mundo, mudando a nós mesmos também. Não lemos somente para adquirir mais conhecimentos, nem para parecermos mais inteligentes. Não há outro sentido em ler, estudar, refletir e questionar que não seja se desenvolver enquanto ser humano, perceber mais e compreender mais, para ser mais.

"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."
(Rubem Alves)

Para ler efetivamente, é preciso saborear as palavras, mergulhar nos sentidos e nas experiências do que foi lido, experimentar a proposta de um autor e relacionar ela com sua vida, na prática. É um processo de imergir para ampliar.



Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
Para que serve a Filosofia? Para que serve a Filosofia? Revisado by tautonomia em 16:36:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.