Terapia existencial


psicoterapia existencial é uma abordagem terapêutica com foco na existência e sua relação com as pessoas, os espaços e consigo mesma. Trata-se de um enfoque mais filosófico que científico, acredita que cada pessoa está em constante movimento e transformação.

Cada indivíduo é singular e livre para escolher como viver sua vida. Não há uma receita de como devemos viver a vida. Nos fazemos, desfazemos e refazemos por meio de nossas escolhas e experiências.

Os problemas, as crises e os paradoxos fazem parte da vida, e surgem do simples fato de viver. O objetivo desta terapia não é evitar os conflitos, mas colaborar para que cada pessoa possa lidar com suas dificuldades de maneira mais saudável e autêntica, encontrando novas e diferentes maneiras de lidar com suas questões.

A prática da terapia possibilita uma compreensão mais ampla da pessoa sobre ela mesma, sobre seus sentimentos, pensamentos, valores e expectativas com a vida. O intuito não é conduzir a pessoa para um caminho, mas incentivar o encontro ou criação de novos modos de ser, alinhados com o que valoriza e se sente bem.

Na medida em que o indivíduo toma consciência de si, ele se aproxima de seu modo de ser autêntico e passa a fazer escolhas mais coerentes com seus intuitos, se posicionando no mundo alinhado com o que sente e quer, indo na direção de seus interesses genuínos.

O terapeuta existencial não tenta apresentar uma forma adequada de viver, pois cada pessoa é livre para viver de sua maneira, o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra. Sua busca é de desenvolver na pessoa uma autonomia psicológica suficiente para que ela possa lidar com suas dificuldades e assumir sua existência de maneira autêntica.

Essa abordagem não pretende explicar as questões da vida de maneira biológica, inconsciente ou espiritual, mas se aprofunda na compreensão da existência singular de cada pessoa. Cada indivíduo é respeitado como sendo único e singular, com sua história, seus valores e suas experiências subjetivas.

Psicoterapia Existencial

"O importante não é aquilo que fizeram de nós,
mas o que fazemos com o que fizeram de nós."
(Jean-Paul Sartre)

Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
Terapia existencial Terapia existencial Revisado by tautonomia em 18:14:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.