Diferenças entre Psicólogo, Terapeuta, Psicanalista e Psiquiatra


Conheça algumas diferenças entre o psicólogo, o psicoterapeuta, o psicanalista, o terapeuta e o psiquiatra. Todos eles trabalham para o bem-estar psíquico e nos auxiliam quando passamos por dificuldades para lidar com nossos sentimentos, pensamentos ou comportamentos. Cada um deles utiliza procedimentos específicos de sua formação ou especialidade:

PSICÓLOGO
Profissional que possui formação acadêmica em Psicologia. ciência que estuda os processos mentais, os comportamentos e sentimentos, utilizando distintas abordagens. Alguns autores denominam por "Psicologias", pois existem diferentes concepções de seu estudo, as diversas linhas que concebem o funcionamento do ser humano, tais como a Psicanálise, a Comportamental, a Gestalt, entre outras. Após concluir sua graduação é necessário um cadastro no Conselho Regional de Psicologia que o habilita para exercer sua profissão seja em clínicas, hospitais, escolas, empresas ou instituições.

TERAPEUTA
Qualquer profissional que oferece um tratamento ou presta cuidados a uma pessoa que esteja passando por um sofrimento ou buscando uma melhoria. Terapia significa literalmente servir, ajudar, cuidar, tratar. Deste modo, pode ser usado tanto para psicólogos, como para profissionais que trabalham com Terapias Alternativas, como acupuntura, aromaterapia, quiropraxia, entre outros. Todos esses profissionais são terapeutas. Para o exercício da profissão é necessário uma formação específica na área em que atua, não há necessidade de nenhum tipo de credenciamento, porém existem associações e sindicatos para o cadastramento voluntário.

PSICOTERAPEUTA
O termo Psicoterapeuta pode ser usado tanto para o psicólogo que trabalha na modalidade de atendimento clínico ou terapêutico, como também para o profissional Terapeuta que possui uma formação em Psicoterapia ou numa abordagem específica de Psicoterapia, e oferece seus trabalhos com foco numa abordagem específica.

PSICANALISTA
Termo usado para o psicólogo, terapeuta ou psiquiatra que possui especialização na abordagem psicanalítica. A psicanálise é uma abordagem de psicologia que foi criada por Sigmund Freud, que propõe o tratamento por meio da análise do inconsciente. Para ser um psicanalista basta fazer um curso de psicanálise, independente se tiver formação em psicologia ou não.

PSIQUIATRA
Profissional formado em medicina com especialização em psiquiatria. A psiquiatria trabalha com o diagnóstico dos sintomas e recomendação dos medicamentos para o tratamento das causas orgânicas dos transtornos psíquicos. De todos os profissionais citados, somente o psiquiatra pode prescrever medicamentos, por ter formação em medicina e ser inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Conhecer as diferenças entre os trabalhos de cada profissional pode nos auxiliar a escolher de acordo com o que necessitamos. Seja qual for o profissional de sua escolha, é importante que conheça suas práticas, seus referenciais teóricos e sua maneira de trabalhar. A escolha do profissional é uma questão muito particular e fica a cargo da pessoa a ser atendida decidir com qual se sente melhor ou com qual percebe que lhe oferece melhores caminhos para solucionar suas questões.


Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.


Diferenças entre Psicólogo, Psicoterapeuta, Psicanalista, Terapeuta e Psiquiatra

Conheça mais sobre a Psicologia, acesse o ebook "Conhecendo a Psicologia", que apresenta a psicologia de maneira didática e de fácil compreensão, seus fundamentos, suas principais abordagens e aplicações práticas.
Diferenças entre Psicólogo, Terapeuta, Psicanalista e Psiquiatra Diferenças entre Psicólogo, Terapeuta, Psicanalista e Psiquiatra Revisado by tautonomia em 18:21:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.