O que signifca anarquia?


Anarquia significa ausência de coerção e não ausência de ordem. Os anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita, defendendo as organizações libertárias.

O termo anarquia tem origem na palavra grega "anarkhia", que significa sem governo, ou ausência de governo.

Ao contrário do que muitos dizem, anarquia não tem nada a ver com bagunça, mas com a ausência de coerção, sendo contrária a qualquer tipo opressão de uns sobre os outros.

Os anarquistas acreditam numa relação baseada na liberdade dos indivíduos, onde todos possam exercer a solidariedade por meio do apoio mútuo, promovendo uma coexistência harmoniosa, fazendo valer responsabilidade individual e coletiva.

Como filosofia política, a anarquia propõe uma sociedade sem um poder central, onde os indivíduos se auto-organizam de modo a garantir que todos tenham a mesma capacidade de decisão, numa organização social baseada em consensos e na cooperação entre indivíduos livres e autônomos, sem nenhuma forma de poder.

Em muitos aspectos, a ideologia anarquista se assemelha à ideologia socialista, principalmente na questão da luta de classes, das críticas ao capitalismo e ao estado burguês, da defesa das classes oprimidas, entre outras. Por conta disso, durante décadas os anarquistas e os socialistas se aliaram na organização dos movimentos revolucionários.

"Anarquista é, por definição, aquele que não quer ser oprimido, nem deseja ser opressor; é aquele que deseja a máxima liberdade, o máximo desenvolvimento possível para todos os seres humanos."
(Errico Malatesta)
O que signifca anarquia? O que signifca anarquia? Revisado by tautonomia em 12:00:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.