Dicas de filmes existenciais

Indicações de filmes que apresentam reflexões sobre a existência em diferentes contextos, retratando distintas situações e experiências, possibilitando pereceber melhor a nós mesmos e o que estamos a fazer de nossa vida.


Clube da Luta (1999)

CLUBE DA LUTA (1999)
Jack é um executivo que trabalha como investigador de seguros, vive uma vida entre o trabalho e o consumo porém percebe lhe falta algo, sofre de insônia e busca novos caminhos para lidar com seus sentimentos. Ele começa a frequentar grupos de apoio a diversos tipos de câncer, e em uma de suas viagens ele conhece Tyler Durden, que tem uma vida muito ativa, fabricando sabonetes, preparando jantares e editando filmes. Com a convivência eles criam o "Clube da Luta", onde pessoas se encontram para lutar. O filme, dirigido por David Fincher, é baseado no livro de Chuck Palahniuk e traz reflexões sobre o trabalho e a sociedade de consumo.



Baraka (1992)

BARAKA (1992)
Um mundo além das palavras. Baraka pode significar o sopro ou a essência da vida. O filme não tem praticamente nenhuma fala, foi feito com imagens captadas em 24 países, nos seis continentes do globo, buscando traduzir visualmente a ligação do ser humano com a Terra, em distintos modos de ser e se expressar. Dirigido por Ron Fricke.



Matrix (1999)

MATRIX (1999)
Thomas Anderson é um entre os milhões de seres humanos adormecidos e conectados à Matrix. Ele vive uma vida dupla, nas suas atividades legais ele é um tranquilo programador que trabalha em uma companhia, além disso é também um hacker que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informações, sob o apelido de "Neo". Num momento de sua vida ele encontra a Matrix e conhece Morpheus, que o revela como uma nova realidade. Filme de ficção-científica de caráter filosófico, que lembra a "Alegoria da Caverna" de Platão, dirigido por Andy Wachowski e Lana Wachowski.


O Show de Truman (1998)

O SHOW DE TRUMAN (1998)
Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que vive uma vida "perfeita" com seu emprego e sua família, até que alguns incidentes vão revelando a Truman que o mundo em que vive não passa de uma mentira. Ele então percebe que sua vida está sendo filmada 24 horas por dia, sendo ele a principal estrela de um programa de TV, uma espécie de "BigBrother" da vida real que é para todo o mundo. Dirigido por Peter Weir, com roteiro de Andrew Niccol.



Admirável Mundo Novo (1998)

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO (1998)
O filme apresenta uma sociedade futura completamente organizada, sob um regime de governo totalitarista e um sistema científico de castas, onde as pessoas não tem controle sobre suas vidas e seus destinos. A vontade não é livre, sendo apenas obtida por condicionamento, onde as dores são controladas por meio de drogas distribuídas gratuitamente. Apesar de tudo, um cidadão chamado Bernad Marx conhece um “selvagem” – uma pessoa que vive fora da civilização e dessa sociedade “perfeita”, e resolve entender o condicionamento onde está inserido e ir contra esse sistema. Filme baseado no livro de Aldous Huxley.



Pinlk Floyd: The Wall (1982)

PINK FLOYD: THE WALL (1982)
Um roqueiro conturbado vive trancado em isolamento num quarto de hotel, com shows agendados e uso de entorpecentes, o filme apresenta o sofrimento de suas memórias por meio das músicas do Pink Floyd, imagens e efeitos. Não há diálogos convencionais para conduzir a narrativa. Cada uma de suas dolorosas memórias se torna um tijolo no muro, que vai gradualmente construindo em torno de seus sentimentos. Filme dirigido por Alan Parker, com roteiro de Roger Waters, baseado no disco "The Wall" da banda inglesa Pink Floyd.



Um Estranho no Ninho (1975)

UM ESTRANHO NO NINHO (1975)
Randall McMurphy é um homem anti-social e transgressor, não é diferente de um pequeno criminoso que para não ser preso na cadeia se finge de louco e acaba num hospital psiquiátrico. Lá ele passa a lutar contra a opressão da instituição e faz amizade com os internos, sendo admirado dentro do hospital. Uma obra-prima do diretor Milos Forman e uma das melhores performances de Jack Nicholson, baseado no romance fantástico de Ken Kesey.



Na Natureza Selvagem (2007)

NA NATUREZA SELVAGEM (2007)
Após concluir seu curso na universidade, o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless abre mão de seus bens materiais e doa todas as suas economias para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca para de viver uma verdadeira aventura. Ao longo do caminho se depara com circunstâncias e pessoas que marcam sua experiência, experimentar a vida de maneira natural e conviver com a natureza são seus maiores desafios. Dirigido por Sean Penn, o filme é baseado numa história real contada no livro de Jon Krakauer, com trilha sonora de Michael Brook, Kaki King e Eddie Vedder.



Melhor é Impossível (1997)

MELHOR É IMPOSSÍVEL (1997)
Um escritor romancista anti-social, neurótico obsessivo-compulsivo que vive novas experiências e possibilidades quando se apaixona por uma garçonete e aceita cuidar o cachorrinho de seu vizinho que é pintor homossexual. Aos poucos ele vai percebendo novos modos de ser por meio da convivência com as pessoas. Comédia dirigida por James Brooks.



A História de Vernon Johns (1994)

A HISTÓRIA DE VERNON JOHNS (1994)
Filme que conta a história de Vernon Johns (1892-1965), pastor e ministro americano, líder dos direitos civis na luta pelos direitos para os afro-americanos nos anos de 1920. Ele é considerado por alguns o pai do movimento americano pelos direitos civis , tendo lançado os alicerces em que Martin Luther King, Jr. e outros iriam construir na década de 1960.



Um Ato de Liberdade (2008)

UM ATO DE LIBERDADE (2008)
Em 1941 os judeus do leste europeu estão sendo massacrados aos milhares. Os irmãos Tuvia, Zus e Asael se escondem numa floresta para fugir da perseguição nazista, no caminho por liberdade eles encontram outras pessoas e lideram grupos de fuga para tentar escapar da morte. O filme demonstra a união e a solidariedade num momento onde as pessoas estão numa condição de extrema dificuldade, na tentativa de protegerem suas vidas. Filme dirigido por Edward Zwick, do gênero guerra, baseado em fatos reais descritos no livro de Nechama Tec.



Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
Dicas de filmes existenciais Dicas de filmes existenciais Revisado by tautonomia em 20:54:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.