A Luz Crua da Realidade

"A Luz Crua da Realidade" é o espanto diante do existir, a melancolia e a angústia refletidas no espelho do sentir, o deslocamento rumo ao sofrimento humano. Em seus quase 12 minutos, o curta-metragem retrata através de imagens, vozes e sons, temas abstratos a respeito da existência humana.


O Cinema entrou em nossas vidas durante fases de descobrimento pessoal e, a partir do momento em que pensamos no projeto A Fleuma, fez-se necessário que o audiovisual se tornasse presente no mesmo. Sendo assim, a proposta desse Curta-metragem, A Luz Crua da Realidade, nasceu mediante um monólogo escrito em meados de 2015 por um dos idealizadores deste projeto. Na época em questão, um agudo vazio perpassava o cotidiano, a vida e os horizontes deste sujeito. Descontente em guardar seus devaneios apenas e unicamente em sua mente, resolveu transpô-los em um papel.

Já no final de 2016, quando o projeto A Fleuma estava sendo criado, escrevemos o roteiro deste filme. Este roteiro teve inspiração direta no monólogo já citado, além de uma letra de música, também escrita pelo mesmo sujeito e com o nome A Luz Crua da Realidade. 

Existem alguns conceitos que guiam a narrativa deste filme. Estes conceitos foram personificados nas três personagens que aparecem durante o curta-metragem. São elas: a Existência (Rebeca G. C), a Angústia (Emerson C. L) e a Melancolia (Victor C. S.). Estas três personagens são permeáveis umas as outras. Se entrelaçam, na medida em que não é possível separá-las. Em sua narrativa, o filme retrata um devaneio que faz parte da vida das três personagens. Existe um elemento dentro da narrativa, o espelho, que faz a ponte entre elas em cena. Contrapondo cenas internas e externas, o filme mostra como estes conceitos podem ser concretizados na vida e na sociedade. Através de uma voz serena, mas que beira o desespero, as imagens se interpelam e constroem as sensações, tendo como pano de fundo uma trilha sonora que expressa a atmosfera melancólica, existencial e angustiante do filme.

Este filme foi produzido/dirigido/editado e está sendo divulgado de forma totalmente independente. A Fleuma acredita e apoia todo e qualquer tipo de movimento artístico independente. Não precisamos de nenhuma intermediação entre nossas ideias e criações. Assim como acreditamos e percebemos que é inteiramente possível concretizar a produção de um filme, de um livro, ou de qualquer outro material de forma livre. Nos manifestamos a favor do que podemos chamar de ANTI-CINEMA, caracterizado pelo ato de fazer cinema de forma livre, independente e autônoma, sem a intermediação de nenhum selo, produtora ou indústria que ouse nos deturpar.

A Luz Crua da Realidade
(Curta-Metragem)

Elenco:
Rebeca G. C - Existência
Emerson C. L - Angústia (participação especial)
Victor C. S - Melancolia (participação especial)

Trilha Sonora - Emerson Cordeiro de Lima & Victor Correia
Filmagem e Edição - Jorge Tibilletti de Lara

Direção e Produção - A Fleuma, arte independente.
(2017)

afleuma@gmail.com
A Luz Crua da Realidade A Luz Crua da Realidade Revisado by Bruno Carrasco em 12:47:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.