Terapia com Arte

Terapia com arteterapia com arte convida o participante a transitar pelos caminhos da criação livre, sem a necessidade de conhecimentos prévios em arte, onde o sentido de cada obra vai de acordo com a história de cada um e com as questões das quais está passando no momento. É um processo que incentiva a liberdade e a criatividade.

A arte é uma caminho expressivo que está além da linguagem, possibilitando colocar para fora experiências e sensações de maneira criativa e livre. Não há um modelo a ser seguido, mas um campo muito amplo para estimular a criatividade por meio da plástica.

Os encontros promovem o desenvolvimento pessoal, incentivando a ampliação da percepção de si e de suas possibilidades de ser, resignificando  experiências internas. Faz com que a arte se torne uma via de expansão de sua própria vida, estimulando a saúde criativa, e compreendendo a sua vida como uma grande obra de arte.

Em cada encontro, são utilizados materiais diferenciados, trabalhando com colagem, para introduzir a plastica, passando por pintura, desenho livre, giz de cera e argila, podendo utilizar elementos da escrita terapêutica, como a criação de poesias, histórias e contos, e também a criação sonora, com instrumentos musicais e sonoros, percussão, voz. A troca de materiais e instrumentos utilizados em cada encontro faz parte do processo terapêutico, incentivando aos participantes se expressarem com diferentes ferramentas, estimulando a abertura para novas experiências.

Durante o procedimento não há nenhum tipo de julgamento estético ou de valor sobre o que for criado, na terapia com arte não se aplica conceitos de bonito ou feio, certo ou errado, o importante é o a criação, o processo, e não somente o fim. Além disso, nada precisa ser dito, ninguém tem de comentar o que criou, os participantes são convidados a comentarem como se sentiram durante a criação e com os materiais que utilizou, somente no sentido de estimular uma troca verbal, que poderá ir alem do que foi feito.

Terapia com arte

Por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que atua em favor da valorização de cada pessoa em sua singularidade, lidando com suas dificuldades e ampliando suas possibilidades de ser.
Terapia com Arte Terapia com Arte Revisado by Unknown em 01:30:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.