Como é a terapia online?

O que é a terapia online

Desde 2005 é possível, consultar um psicólogo sem estar cara a cara com ele. Em vez do divã, o paciente se senta em frente ao computador para falar sobre si, utilizando ferramentas como um e-mail ou mensagens instantâneas.

É, sem dúvida, uma grande ajuda para quem não tem tempo de deslocar-se até o consultório. De modo geral, esse tipo de orientação psicológica é procurado por pessoas com dificuldade em relacionamentos (familiares ou sociais), por quem tem dúvidas sobre escolhas profissionais ou redirecionamento da carreira, assim como por aquelas que estão começando uma nova fase na vida (casamento ou nascimento de um filho). Situações de luto são outra hipótese, além de nativos que vivam no exterior, mas preferem a ajuda de um profissional brasileiro, por conta da língua ou da afinidade cultural.

A maioria dos psicólogos atende o paciente uma vez por semana. No entanto, o número de sessões é sempre determinado de acordo com a necessidade de cada paciente e também da disponibilidade das partes.

O preço pode ser mais acessível do que o da terapia convencional, pois os psicólogos que atendem presencialmente precisam arcar com o custo de manter o consultório.


Fonte: Revista Viva Saúde



Terapia online é tão eficaz quanto a terapia tradicional, aponta estudo

Um estudo realizado por uma parceria entre a Universidade de Zurique, na Suíca, e a Universidade de Leipzig, na Alemanha, revelou que o efeito de psicoterapias realizadas pela internet podem ser tão ou mais benéficas que o acompanhamento psicológico presencial tradicional; O estudo não encontrou diferenças significantes nos resultados da terapia tradicional e da terapia online, e ambos os grupos participantes do estudo ficaram muito satisfeitos com o tratamento que receberam.

Entre os 62 pacientes analisados, metade participou de terapia no consultório, com tarefas de casa como fazer um diário de seus pensamentos negativos, enquanto a outra metade foi assistida via internet, escrevendo cartas sobre seus sentimentos e recebendo feedback do terapeuta através de texto – nada de vídeo conferência ou chat ao vivo.

Depois de 8 semanas, a depressão já não era diagnosticável em 50% dos pacientes tratados ao vivo e em 53% dos tratados online. Após 3 meses do início do tratamento, os pesquisadores também notaram que o tratamento online era mais duradouro do que o tradicional método ao vivo – 57% dos pacientes tratados pela web mantiveram o quadro de melhora, contra apenas 42% no grupo que fez a terapia convencional. Os estudiosos especulam que a intervenção via web teria mais foco na auto-disciplina, o que evocaria no paciente a responsabilidade de controlar sozinho seus maus pensamentos e evitar o comportamento depressivo. Além disso, pacientes que receberam o tratamento tradicional pioraram após deixarem a terapia, apresentando novamente alguns sintomas depressivos, enquanto que os indivíduos que tiveram o tratamento online estavam mais propensos a manter a redução dos sintomas associados com o tratamento.


Fonte: RedePsi - Psicologia
Como é a terapia online? Como é a terapia online? Revisado by tautonomia em 00:40:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.