Para que serve a terapia?


A terapia é um momento que dedicamos a nós mesmos para compreender melhor os nossos sentimentos, pensamentos e ações. Colabora para superar as dificuldades que atravessamos e nos sentir bem.

O terapeuta, com seu conhecimento e seuas experiências busca ampliar nossa percepção, para encontrar ou criar novas possibilidades.

Em nossa vida convivemos com pessoas com valores e pontos de vista distintos dos nossos, passamos por dificuldades no relacionamento com o outro e com nós mesmos também, enfrentar problemas faz parte do convívio humano.

Quando nos sentimos insatisfeitos com a vida que estamos levando, pode ser um bom momento para reavaliar o que estamos fazendo e melhorar a nós mesmos. A terapia nos auxilia a compreender e enfrentar os empasses que a vida nos apresenta, para que possamos nos sentir bem, promovendo nossa autonomia, para que possamos ser como somos, ampliando caminhos e possibilidades de ser e se pronunciar no mundo.

Ninguém se torna melhor para si seguindo regras de como deve ser e como agir em cada situação. Somente nos tornamos melhores sendo quem realmente somos, tendo consciência de nossos sentimentos, pensamentos e valores perante a vida; enfrentando nossas dificuldades de maneira autêntica com relação ao que sentindo.

As "receitas prontas" de como ser ou agir em cada situação criam máscaras e nos distanciam de nós mesmos. Não há ninguém melhor que nós mesmos para saber o que para nós é saudável e nos gera bem estar e o que para não é saudável e gera mal estar, porém é preciso uma certa sensibilidade para se perceber. Quando não colocamos para fora o que sentimos, nosso corpo reflete em dores e doenças.

O terapeuta faz uma leitura da pessoa atendida com uma escuta permissiva, sem julgamentos, respeitando seu modo de ser, sua história, suas dificuldades e seu sentimento presente, com intuito de compreender como cada pessoa se sente com suas experiências subjetivas. Todo diálogo terapêutico é sigiloso para que a pessoa atendida se sinta a vontade em expressar o que sente e quer.


Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
Para que serve a terapia? Para que serve a terapia? Revisado by tautonomia em 09:10:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.