O que significa autonomia?


Autonomia é um termo de origem grega, que significa aquele que estabelece suas próprias leis. A palavra vem de auto, que significa "por si mesmo" e nomos, que significa "lei".

Para a filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade do indivíduo em gerir livremente a sua vida, realizando e vivenciando as suas próprias escolhas.

Na política, a autonomia está relacionada a um governo ou uma região que elabora suas próprias leis e regras, sem interferência de um outro governo nas tomadas de decisões.

A autonomia é, portanto, a condição de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que determina e vivencia suas próprias leis. Como a autonomia é uma condição, ela acontece na ação prática e não apenas na consciência dos indivíduos. Sua construção envolve dois aspectos, o de criar e determinar suas próprias leis e a capacidade de colocar em prática.

O primeiro aspecto está ligado à liberdade para conceber, imaginar e criar, e o segundo está ligado à capacidade de realizar. O fazer acontece em nós mesmos e nos entornos onde convivemos, envolvendo as leis naturais, as convenções sociais e as condições de cada ser e espaço, portanto a autonomia jamais pode ser confundida com autossuficiência.

Se autonomia é a condição de quem determina a sua própria lei, a condição de quem não determina suas leis, se submetendo e sendo determinado por leis alheias, é chamada de heteronomia. Muitas pessoas vivem assim, seja por falta de instrução, falta de recursos ou outras questões, em condições que limitam ou anulam a sua possibilidade de serem autônomos.

O que significa autonomia?

Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
O que significa autonomia? O que significa autonomia? Revisado by tautonomia em 15:08:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.