O interesse da fenomenologia não é o mundo que existe, mas o modo como o conhecimento do mundo se realiza para cada pessoa, sendo estudado pela filosofia e psicologia.
Toda consciência é caracterizada pela intencionalidade, ou seja, toda consciência que temos é uma consciência de alguma coisa. Cada coisa que observamos damos um significado, que é resultado dessa intenção que nossa consciência dirige para um certo objeto ou situação, que compõe a maneira como interpretamos a realidade. Não existe objeto separado da consciência e toda consciência é intencional.
Quando observamos algo, nossa observação está carregada de nossas experiências, nossos conhecimentos, nossa história de vida, nossos afetos e desafetos com relação ao que observamos e inclusive com nosso estado emocional no momento em que observamos. A interpretação sobre um objeto ou situação pode variar de pessoa para pessoa ou de acordo com o momento em que estamos, dificulta a compreensão das coisas.
Para se aproximar das coisas, a fenomenologia propõe um método chamado "redução fenomenológica", que consiste num exercício de se distanciar das crenças, teorias e experiências que temos, colocando elas "entre parênteses", ao observar o que vemos, de modo que se possa se aproximar mais do que vemos, buscando uma descrição dos fenômenos tais como se apresentam à nossa consciência, evitando julgamentos prévios.
O conhecimento que temos de mundo é fruto de uma experiência de nossa consciência. Não é possível nos livrar de nossa subjetividade e ver as coisas em como são em si mesmas, pois em toda experiência de consciência estão envolvidos os nossos sentidos e o modo como focamos aquilo que é observado.
"A verdadeira filosofia consiste em reaprender a ver o mundo."
(Merleau-Ponty)
Texto por Bruno Carrasco,
psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu
modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
O que é a Fenomenologia?
Revisado by tautonomia
em
17:10:00
Avaliação: