O que é a PNL?

Programação Neuro Linguística - PNL

A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL é um sistema que trabalha com os métodos de comunicação, maneiras de falar e de pensar para alcançar rapidamente objetivos pessoais ou profissionais de acordo com um conceito de excelência.

Foi criado pelo matemático Richard Bandler e o linguista John Grinder, na Califórnia (EUA) no início dos anos 1970. Seu nome é composto das palavras: "programação", que se refere aos mecanismos, esquemas ou rotinas; "neuro", ligado a fisiologia, emoção, sensação; e "linguística", estrutura linguística, pensamentos, crenças e valores.

A PNL não é uma terapia, mas um processo que busca ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes para que seja repetido. É como um manual de instruções de como usar a mente para se ajustar a padrões de pensamentos e de comunicação, e de como agir para obter respostas mais positivas.

A terapia busca compreender como a pessoa é, seus sentimentos e seus valores. Já a PNL age sobre questões específicas relacionadas às mudanças que convergem para uma concepção já pronta de comportamento de excelência. Por conta disso é considerada um dos modelos mais rápidos para mudanças.

O objetivo é identificar os padrões linguísticos e comportamentais utilizados por certos profissionais e ensiná-los para outras pessoas aplicarem. Não é uma busca de compreender a pessoa atendida, mas de adaptar ela a modelos já prontos de pensamento e de comportamento.

A PNL é muito usada no mundo dos negócios para desenvolver modelos de comunicação assertiva e influenciadora. É muito procurada para o desenvolvimento da liderança, treinamentos na área de vendas e para gerenciamento de conflitos.


Por Bruno Carrasco, terapeuta existencial.
O que é a PNL? O que é a PNL? Revisado by tautonomia em 16:18:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.