Terapia Comportamental


A Terapia Comportamental é uma proposta terapêutica focada no alívio dos sintomas e comportamentos desagradáveis e obtenção de resultados em curto prazo. Pode ser indicada para situações de sofrimento intenso, como em casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico, compulsões, etc.

Acredita-se que nossos comportamentos são aprendidos e que os comportamentos indesejados podem ser substituídos por outros que sejam mais adequados. Na prática, uma pessoa que numa situação inofensiva sinta medo intenso, pode substituir esse comportamento aprendendo a uma outra resposta, como de relaxamento.

Essa terapia atua na modificação de comportamentos indesejados e na aquisição de novos comportamentos. Comportamento é considerado como uma resposta ou reação da pessoa a um estímulo, seja ela observável ou não, em forma de pensamento ou sentimento.

Para o tratamento, propõe a modificação dos comportamentos, que é realizada por meio duma intervenção a curto prazo, focada no presente. Frequentemente envolve tarefas para a pessoa realizar entre sessões, partindo de objetivos definidos com base no que a pessoa deseja mudar, que geralmente é um ou mais comportamentos indesejados.

O trabalho do terapeuta comportamental é descobrir no seu cliente os eventos que determinam os seus comportamentos-problema e o que os mantêm. Um transtorno como a depressão passa a ser entendido como um conjunto de comportamentos, como alterações no sono e apetite, desesperança, choro excessivo, ideação suicida e outros, esses comportamentos são relacionados com os históricos que os determinaram e as situações presentes que os mantém.

O principal instrumento do terapeuta comportamental é o levantamento criterioso dos eventos e acontecimentos relacionados aos comportamentos indesejáveis do cliente. Após esse levantamento, busca-se combater os comportamentos-problema, ao mesmo tempo em que se promove o aumento da freqüência de comportamentos adequados, desejáveis, funcionais e geradores de satisfação e felicidade.

A Terapia Comportamental estuda os comportamentos e a maneira como cada pessoa reage aos diferentes estímulos, buscando estimular comportamentos tidos como saudáveis. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) acredita que nossos comportamentos e sentimentos são frutos de nossos pensamentos e de como interpretamos nossas experiências. Nesta concepção, se controlarmos nossos pensamentos conseguimos alterar nossos sentimentos e comportamentos.


Por Bruno Carrasco, terapeuta existencial.
Terapia Comportamental Terapia Comportamental Revisado by tautonomia em 15:52:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.