O que significa Holismo?

O que significa Holismo

Holismo é um termo utilizado por estudiosos e terapeutas na área da saúde. A palavra vem do grego "holos" que significa todo, relacionado com as propriedades de um sistema, sejam seres humanos ou outros organismos, estão integrados a outros e não podem ser explicados apenas pela soma de seus componentes ou de suas partes.

A visão holística é uma maneira de encarar o mundo onde o homem e o universo formam uma entidade única, completa e intimamente associada, de modo que suas propriedades não podem ser descritas por meio da redução de suas partes, pois se fragmentadas as propriedades não são as mesmas, pois são somente partes.

O pensamento holístico concebe que tudo está em relação, num contexto de conexões e de significados. Essa concepção se opõe ao reducionismo, que sustenta que a análise e definição rigorosa das partes para a compreensão da realidade. O holismo afirma que os fenômenos nunca podem ser plenamente compreendidos isoladamente, afirmando que o reducionismo só pode nos dar uma vista parcial e fragmentada da parte estudada.

Como prática na área da saúde, o holismo visa a integração de cada pessoa em seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sutis, tendo em vista a sua integridade e suas relações entre si, por meio de uma visão ampla da saúde e do bem-estar, abordando a multidimensionalidade do ser humano buscando promover seu equilíbrio como um todo.

"O todo é maior do que a simples soma das suas partes."
(Aristóteles)

Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
O que significa Holismo? O que significa Holismo? Revisado by tautonomia em 11:10:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.