O que é cultura?


A palavra cultura é de origem latina, vem do verbo "colere", que significa cultivar.

O idioma que falamos, nosso sotaque, o modo como nos alimentamos, o jeito de andar, correr, brincar, a maneira que nos relacionamos em família ou em espaços públicos, e até mesmo a maneira como reagimos emocionalmente a certas situações, gostos e aversões fazem parte de nossas características culturais.

Podemos relacionar cultura ao cultivo de um conjunto de símbolos carregados de significados de como agir e sentir para certo grupo de pessoas, envolvendo o que cada coisa significa e a quais sentimentos elas remetem.

A cultura é essencialmente uma realidade instrumental criada para satisfazer as necessidades do homem, de modo que vai muito além da adaptação ao meio ambiente. Não é um sistema estático onde o sujeito somente se submete a ele, mas um processo onde criamos e recriamos o que queremos e necessitamos para nossas vidas.

Estabelecemos uma relação dialógica com a cultura. Em nossas atividades somos transformados pela cultura na qual estamos inseridos, ao mesmo tempo em que a transformamos. É um processo do qual fazemos parte e temos a possibilidade de modificá-lo, por meio da ação e criação.

Os grupos humanos, tribos e civilizações se diferenciam por seus princípios, valores e anseios. Não há cultura superior ou inferior, nenhum modo de ser é melhor ou pior que outro, o que existe são diferentes expressões culturais de como se expressar humanamente no mundo.

"A gente tem realmente de assumir a própria proporção dentro do espaço cultural."
(Glauber Rocha)

Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
O que é cultura? O que é cultura? Revisado by tautonomia em 16:00:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.