Terapia Breve


A Terapia Breve é uma modalidade de atendimento e intervenção terapêutica focada numa questão ou problema específico que estamos passando.

Possui a característica de ser breve justamente por focar numa questão específica, buscando compreender e encontrar novas possibilidades para lidar com uma situação que nos está causando incômodo ou nos impedindo de fazer algo que gostaríamos.

Essa modalidade de terapia é indicada quando passamos por uma questão específica a ser superada, como quando precisamos tomar uma decisão importante, quando sentimos um medo específico, quando temos dificuldade em lidar com mudanças, quando precisamos resolver um conflito no relacionamento, etc.

O terapeuta se foca na questão que se está passando para compreender como ela está afetando a pessoa atendida e com quais outras questões ela pode estar relacionada. Após um breve diagnóstico, o terapeuta e a pessoa atendida traçam possibilidades e caminhos para resolução.

Diferente de outras abordagens, o terapeuta tem um papel bastante ativo durante as sessões, atuando de maneira participativa durante o processo terapêutico, possibilitando um tratamento mais rápido, porém não prevê uma quantidade de sessões, pois cada pessoa terá seu tempo de lidar com suas questões.

Para atingir resultados satisfatórios em um curto tempo, é importante que a pessoa atendida tenha claro sua questão específica, sinta-se a vontade em expressar seus sentimentos e interagir com o terapeuta, tenha disponibilidade em participar ativamente, abertura para novos caminhos e disposição para lidar com as questões que estão lhe gerando empasses.

Dependendo da situação que estiver passando, pode ser que o terapeuta indique outra abordagem, pois há casos que necessitam de uma terapia mais prolongada e profunda. Se tiver interesse em agendar um atendimento, entre em contato.
Terapia Breve Terapia Breve Revisado by tautonomia em 00:00:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.