O que é o existencialismo?


A palavra existência, do latim existentia, é derivada de existere, que significa sair de uma casca, de um domínio ou esconderijo, representa a ação de mostrar-se, de colocar-se para fora.

Quando expressamos nossa existência, colocamos para fora o que está nos exercendo pressão dentro, assumimos nosso modo de ser singular.

O existencialismo é uma linha de pensamento filosófico focada na reflexão sobre a existência humana em seus aspectos particular, individual e concreto. Para os existencialistas, cada pessoa pode desenvolver seu modo de ser original, mas falsifica sua verdadeira existência por meio de máscaras para se relacionar socialmente.

Cada pessoa se faz em sua própria existência, nenhuma pessoa foi planejada por alguém para uma finalidade específica. Não existe nenhuma predeterminação de como devemos ser ou como devemos conduzir a nossa vida, não nascemos prontos, estamos constantemente nos fazendo, nos desenvolvendo e nos aprimorando.

Existem várias direções e caminhos para escolher na vida, qualquer uma das decisões é um risco, pois não há como ter certeza das consequências de cada escolha. Algumas pessoas preferem evitar o risco de escolher e se arrepender, preferem assim não escolher ou se guiar pelas escolhas dos outros. Porém, não há como não escolher, a não escolha é também uma escolha.

Uma frase que sintetiza o pensamento existencialista é "a existência precede a essência", ou seja, não existe uma essência que nos define antes de existirmos, é por meio de nossa existência material que se constrói a nossa essência. É a nossa existência que define o que somos, as escolhas que fazemos ou as que deixamos de fazer.

A existência humana não pode ser explicada por meio de conceitos ou esquemas abstratos, qualquer sistema que tente explicar será incapaz de dar conta da totalidade humana. A única realidade que interessa de fato é a realidade individual e particular de cada um, a ideia de uma realidade universal não passa de mera abstração do singular.

Para o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, o homem busca inicialmente um sentido para sua existência, investigando as razões de seu viver, depois se reconhece como responsável por suas escolhas, e por fim busca estabelecer uma relação particular com a ideia de absoluto, desenvolvendo sua maior paixão que está além da ética.

O que é o existencialismo?

"Você tem o seu caminho. Eu tenho o meu.
O caminho correto e único não existe."
(Nietzsche)

Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
O que é o existencialismo? O que é o existencialismo? Revisado by tautonomia em 10:57:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.