A música é um retrato da alma


A música é uma ferramenta que possibilita comunicar as emoções num nível extremamente profundo, sua finalidade transcende em muito o simples fazer artístico.

Após observar a reação e o relato de algumas pessoas em concertos musicais, o pianista e compositor Diego Nogueira realizou um amplo estudo sobre o impacto das emoções na fisiologia e na psiquê humana, compreendendo que determinadas composições causavam grande impacto emocional nas pessoas. Essa consciência possibilitou um maior significado para sua arte.

Para o compositor, a arte tem a capacidade de registrar com precisão o estado emocional em que o artista se encontra no momento da criação, como se fosse uma fotografia de sua alma. Segundo ele, a música é uma ferramenta de comunicação emocional, que se for utilizada de forma consciente, pode interagir positivamente com a estrutura existencial de qualquer pessoa

Philadelphia, do grego (Φιλαδέλφεια), significa Amor Fraternal, um estado que resulta da experiência de integração da psiquê humana. É o ponto central do senso existencial de cada ser humano, responsável por toda ação de harmonia. Phi ("φ"), vigésima primeira letra do alfabeto grego; em matemática é expressa por 1,618, uma constante real algébrica irracional, que foi nomeada PHI, em homenagem ao escultor Phideas, que a utilizou para conceber as proporções fundamentais do Parthenon. 

Em 1200dC, Leonardo Fibonacci, um matemático que estudava o crescimento populacional dos coelhos, identificou uma série numérica, que ficou conhecida como sequência Fibonacci, onde a partir de 2 coelhos, Fibonacci registrou como eles aumentaram durante várias gerações, chegando a uma sequência onde o próximo número é igual a soma dos dois números anteriores. 

O curioso, é que a média entre esta razão numérica é 1,618 / 1; exatamente a proporção das dimensões das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos. Fibonacci abriu uma perspectiva tão interessante, que alguns cientistas começaram a observar e estudar a Natureza, do ponto de vista matemático, e acabaram identificando padrões fantásticos, como: 

A proporção de abelhas fêmeas, em relação às abelhas-macho numa colmeia,  a proporção em que aumentam as espirais de um caracol, a proporção em que aumenta o diâmetro das espirais das sementes de um girassol, a proporção em que diminuem as folhas de uma árvore e nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral. Em todos os casos seguem a proporção de de 1,618/1.

Leonardo Da Vinci, também constatou que o corpo humano obedece a Divina Proporção. O número Phi também está presente em diversas sinfonias famosas, como a 5ª de Beethoven e muitas outras onde a construção revela perfeita simetria e equilíbrio. Todos os grandes mestres da ciência, da arte e da vida, identificaram padrões harmônicos vitais para a humanidade, e transmitiram em suas obras, princípios estruturais, que quando compreendidos além do véu intelectual, conduzem o ser humano para este ponto de equilíbrio, onde toda ação passa a ser motivada por um estado de perfeita harmonia.

Em síntese, o Phi representa um dos princípios de harmonia universal. Com base neste conceito, o projeto Philadelphia Experience busca promover uma experiência emocional singular, que sobretudo, fomente a reflexão sobre a importância de sermos mais conscientes e humanizados.


CONCEITO



MÚSICA "O mar e as montanhas"



Referência / Veja mais em:
www.philadelphiaexperience.org
A música é um retrato da alma A música é um retrato da alma Revisado by tautonomia em 15:35:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.