A educação para o pensar, desenvolvida pelo fiósofo Matthew Lipman, faz parte de uma proposta filosófico-educacional, podendo ser utilizada em diversas atividades educativas.
Essa proposta oferece a crianças e jovens um espaço investigativo e dialógico, para buscar maior compreensão das temáticas filosóficas que dizem respeito a realidade do ser humano, desenvolvendo a capacidade de pensar melhor.
Seus princípios envolvem a prática de habilidades de pensamento: interpretar, conceituar, raciocinar e investigar. incentivando ao pensamento crítico com a criatividade, questionamento, diálogo e coesão de ideias. Para ele, aprender a pensar acontece na prática e coletivamente, formulando hipóteses e possibilidades.
As atividades são realizadas de modo que os estudantes dialoguem e compartilhem entre si as informações, transformando a sala de aula num espaço de investigação do saber, respeitando o direito do outro de falar suas ideias e propostas, estimulando as questões filosóficas em todos os seres humanos.
O educador é participante, faz perguntas e incentiva a busca de soluções, criando problemas ou questões para estimular a vontade de pensar nos educandos, ampliando e relacionando seus comentários com a sabedoria filosófica, apresentando diferentes pontos de vistas e observações.
Essas atividades pretendem desenvolver habilidades de investigação - perceber os elementos que estão envolvidos nas relações e a possibilidade de novos elementos e novas relações, de raciocínio - fazer inferências, construindo conhecimentos com conteúdos já presentes, de formação de conceitos - organização de informações numa ideia, que pode ser expressa por uma palavra, por um conjunto de palavras, por esquemas, etc; e de tradução - dizer o que está posto por meio de outras palavras e formas, podendo ser inclusive por meio de desenhos, poesia, mímica, cartazes, etc.
Na prática, o educador faz questões onde eles colocam o que pensam a respeito de algo e trazem suas opiniões, incentivando a argumentação de suas ideias. O educador se atenta a fala de cada pessoa e faz ligações da fala de um com a do outro, quando estão no mesmo sentido.
Essa metodologia provoca o diálogo, possibilitando as contradições e buscando diferentes conteúdos que se relacionam com o tema. O educador permanece na mesma posição que os educandos, transmitindo ideia de igualdade.
"Habilidades de pensamento se conseguem por meio da prática"
(Matthew Lipman)
Texto por Bruno Carrasco, terapeuta filosófico, professor de filosofia e psicologia.
Educação para o pensar
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