O que é a Psicologia?


Psicologia é um termo de origem grega, derivado da junção de duas palavras "psyché", que significa alma, mente ou espírito e "logos", que significa estudo, razão ou compreensão. Neste sentido, seria algo como o estudo ou a compreensão da alma.

Atualmente, a psicologia é uma ciência que estuda as emoções, os comportamentos, os pensamentos e as atitudes, bem como os processos de aprendizagem, a memória, a linguagem, a subjetividade e o desenvolvimento humano.

Enquanto ciência, faz uso de métodos, comparações e análises para entender o que gera e mantêm certos comportamentos e sentimentos, de modo a contribuir para a saúde mental do indivíduo e promover uma melhora na sua qualidade de vida.

Um de seus maiores objetivos é entender o íntimo do ser humano, para isso se utiliza de saberes outras áreas do conhecimento como complementação, como a filosofia, a fisiologia, a sociologia e a antropologia.

As pessoas não são iguais entre si, cada uma possui uma maneira peculiar de encarar a vida e de se desenvolver. Do mesmo modo, na psicologia existem diferentes teorias para compreender o ser humano em seu modo de ser e de se relacionar.

Cada teoria possui uma maneira de entender como a pessoa se constrói e atua no mundo. Porém, independente da abordagem, todas possuem como objetivo colaborar para promover a saúde psíquica e o desenvolvimento pessoal das pessoas, cada uma trabalhando de sua maneira específica.

As três principais linhas da psicologia são a psicanálise, a comportamental e as abordagens humanistas. De cada uma dessas linhas, existem diversas abordagens que desenvolveram sua proposta teórica e prática pautadas em uma delas, agregando novas concepções e possibilidades.

Descrevendo sinteticamente, a psicanálise tem como foco o inconsciente, busca compreender o que não está claro na pessoa, interpretando por meio da fala o que há de oculto para trazer a consciência. A comportamental atua diretamente nos comportamentos de cada pessoa, entendendo como ela funciona de acordo com seus comportamentos observáveis.

A humanista tem como foco o respeito aos diferentes modos de ser de cada pessoa, buscando contribuir para o autoconhecimento e desenvolver autonomia psicológica para que a pessoa possa assumir livremente sua existência, valorizando seu modo de ser autêntico.

Hoje em dia existem inúmeras abordagens e de tempos em tempos são desenvolvidas outras novas. O fato é que nenhuma delas ainda compreende o ser humano como um todo, mas todas tentam colaborar para seu desenvolvimento e sua saúde psíquica, cada uma de seu modo.

Para conhecer mais sobre a Psicologia, acesse o ebook "Conhecendo a Psicologia", que apresenta a psicologia de maneira didática e de fácil compreensão, seus fundamentos, suas principais abordagens e aplicações práticas.

O que é Psicologia?

Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
O que é a Psicologia? O que é a Psicologia? Revisado by tautonomia em 17:31:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.