"É decidindo que se aprende a decidir."
"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes."
"Todo futuro é a criação que se faz pela transformação do presente."
"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
"Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante."
"Pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas."
"Ninguém nasce feito, é experimentando o mundo que nos fazemos."
"Toda realidade está submetida a possibilidade de nossa intervenção nela."
"Decidir é romper e, para isso, preciso correr o risco."
"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando."
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção."
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de modo que num dado momento a tua fala seja a tua prática."
"Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo, todos nós sabemos alguma coisa, todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
"A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa a acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo."
"Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, exigindo deles novo pronunciar."
"O mundo pertence a todos, todos são sujeitos e cidadãos do mundo, participativos e responsáveis por ele. A história do mundo não está pronta, mas sendo escrita. A educação não pode ser repressora, deve haver um clima de aceitação incondicional, para que se possa quebrar medos e paradigmas anacrônicos, proporcionando um espaço de coletividade, com trocas sinceras e justas."
"Como, porém, aprender a discutir e debater numa sociedade que não nos habitua a discutir, porque impõe? Ditamos idéias. Não trocamos idéias. Discursamos aulas. Não debatemos ou discutimos temas. Trabalhamos sobre o educando. Não trabalhamos com ele. Impomos-lhe uma ordem a que ele não adere, mas se acomoda. Não lhe propiciamos meios para o pensar autêntico, porque recebendo as fórmulas que lhe damos, simplesmente as guarda. Não as incorpora, porque a incorporação é o resultado da busca de algo, que exige, de quem o tenta, o esforço de recriação e de procura. Exige reinvenção."
Frases do Paulo Freire
Revisado by tautonomia
em
12:03:00
Avaliação: