Mutações em educação


O livro Mutações em educação segundo Mc Luhan é um apanhado de reflexões ainda muito atuais e relevantes sobre a necessidade de mudanças nas práticas educativas por consequência das mudanças sociais e culturais, com a chegada de novos meios de comunicação e novas maneiras de se apropriar do conhecimento do mundo.

Escrito por Lauro de Oliveira Lima, publicado em 1979, o autor cita frases do educador e comunicólogo canadense Marshall McLuhan, estabelecendo pontes e reflexões sobre do anacronismo, a estagnação e a dificuldade da atualização das maneiras de se comunicar nas escolas; criticando a figura arcaica do professor-emissor para a possibilidade de novos processos de comunicação e de auto-informação do estudante, de maneira mais autônoma.

Segue abaixo algumas citações do livro:

"A ideia de escola como recinto confinado é incompatível com os meios de comunicação modernos."

"A inteligência é a função que só se "ativa" diante de uma situação-problema. Ora, todo processo escolar que não desafia é frenagem ao desenvolvimento desta função. A escola tem representado até aqui um "complot" contra a livre pesquisa intelectual, fornecendo fórmulas já acabadas que robotizam a solução dos problemas. Difícil é encontrar um professor que não julgue ser seu papel "facilitar as coisas para o aluno". (...) O professor não ensina, ajuda o aluno a aprender. Hoje está suficientemente comprovado que o desafio é o processo didático para o desenvolvimento intelectual. Ensinar é apenas desafiar, adequada e gradualmente. A memorização é o correspondente verbal do condicionamento da motricidade: ver Skinner (EUA) e Pavlov (URSS). Ora, o condicionamento é processo arcaico (animal e infantil) de estruturação da experiência (anterior mesmo à qualquer estrutura de caráter simbólico)."

"As escolas dispensam, mais e mais, energias diversas preparando os escolares para um mundo que já não existe."

"A escola atual, pois, pode, perfeitamente, estar sendo um obstáculo intelectual à progressão acelerada da história, por criar comportamentos incompatíveis com a forma de ser dos próximos 20 anos. Já não se pode dizer que a escola é uma "preparação para a vida" (...) A tendência dos professores mais inteligentes e ousados é deixar os próprios alunos conduzirem o processo escolar sem grandes pretensões de "institucionalização". O que os alunos precisam para enfrentar o ano 2000 é da flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação e não de respostas aprendidas. Quanto menos hábitos intelectuais fixos e mais poder de adaptação à situação nova, mais preparado estará o jovem para a vida. Com isto rui toda a pedagogia da "exercitação" e do cultivo das "faculdades mentais" através de repetições e fixação de soluções."

"A própria disposição física da classe terá de mudar para incluir os visuais eletrônicos e a dinâmica dos grupos de trabalho e de reflexão. Não é compreensível que mudem todas as atividades humanas diante do impacto da tecnologia e uma "aula" continue, basicamente, o passeio peripatético de Aristóteles."

"O diploma supõe a existência de um "corpo de conhecimento" estático. Como se sabe, é cada vez menor o período em que todos os conhecimentos são substituídos. O fenômeno de substituição atinge, inclusive, as profissões, que desaparecem e nascem, diariamente. Se os "ciclos de conhecimento" são cada vez mais rápidos, não se justifica o diploma. A expressão "reciclagem" é típica da mudança permanente de "know-how": os profissionais precisam, anualmente, sofrer revisão em seu tirocínio, sob pena de sua tecnologia obsolescer. Acelerando-se o processo, chegamos à "educação permanente", incompatível com o diploma. (...) Ora, sem diplomas não há escolas... pelo menos o tipo de escola com que nos acostumamos nos últimos séculos. A escola até hoje só se justificou pelas regalias que traz aos portadores de seus diplomas, uma espécie de "carta régia" que concede privilégios a seus portadores."


Por Lauro de Oliveira Lima.
Livro "Mutações em educação segundo McLuhan".
Mutações em educação Mutações em educação Revisado by tautonomia em 08:18:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.