Como é a psicoterapia?

Como é a psicoterapia?

psicoterapia é uma terapia realizada por meio do diálogo entre um psicoterapeuta e um cliente, com intenção de compreender e resolver as dificuldades que a pessoa está passando, promovendo o bem-estar psíquico, de acordo com a abordagem teórica que o terapeuta utiliza.

Cada pessoa tem suas expectativas de como seja o atendimento terapêutico e cada terapeuta trabalha de uma maneira específica. Alguns buscam terapia para resolver uma dificuldade, outros para se conhecer melhor, para compreender seu perfil profissional, tirar dúvidas, se desenvolver enquanto pessoa, etc.

As pessoas não são iguais entre si, cada pessoa possui uma maneira de encarar a vida e buscar se desenvolver. Do mesmo modo, existem diferentes teorias para a compreensão do ser humano e de sua relação com seus sentimentos, pensamentos e ações. Cada teoria possui uma maneira peculiar de conceber as pessoas e de como trabalhar com suas necessidades.

Para escolher um terapeuta, é importante conhecer sua e se identificar com a abordagem teórica e com a maneira de conduzir o processo terapêutico. É uma escolha muito pessoal, portanto é preciso que a pessoa se sinta bem com a maneira como cada um trabalha. Conheça uma breve descrição das principais abordagens utilizadas na psicoterapia:

Criada por Sigmund Freud, compreende que nossos sentimentos e ações são regidos pelo nosso inconsciente, e que estão relacionados com nossos desejos sexuais reprimidos. Atua com a análise de traumas e desejos inconscientes por meio da associação de ideias.

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) acredita que há comportamentos que são disfuncionais, que geram sofrimento, e que estes são aprendidos. O tratamento é um processo de aprender novos comportamentos que sejam funcionais, mais adaptativos.

Tem como foco compreender a percepção que cada pessoa tem da realidade e de si mesma. Ela procura incentivar a conscientização de seus sentimentos e pensamentos, para que esteja presente no aqui e no agora, desenvolvendo seu modo de ser autêntico.

JUNGUIANA
Desenvolvida por Carl Gustav Jung, a terapia Junguiana é uma vertente da Psicanálise que explora o universo simbólico, enfatizando o trabalho com os sonhos e arquétipos, buscando estabelecer um diálogo entre o consciente e o inconsciente.

Para a Terapia Existencial, todo ser humano é livre para fazer escolhas e responsável pelas consequências das escolhas que faz. Sua prática incentiva a ampliação de possibilidades de escolha e a criação ou encontro de novos modos de ser.

Terapia Centrada na Pessoa busca aproximar a pessoa dela mesma, incentivando sua autenticidade e acreditando no potencial que cada um tem de se desenvolver, incentiva a tomada de consciência dos sentimentos e comunicação de maneira autêntica.

PSICODRAMA
Utiliza a dramatização para lidar as dificuldades pessoais, onde o participante encena papéis e compartilha suas experiências com o terapeuta ou com outros participantes. Incentivando que as pessoas se sintam mais soltas para manifestar seus conflitos e dilemas.


Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
Como é a psicoterapia? Como é a psicoterapia? Revisado by tautonomia em 14:38:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.