A importância da arte na escola

Arte para a vida

arte é tão importante para a vida quanto outras áreas do conhecimento. Ela possibilita o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, caracterizando um modo próprio de dar sentido à experiência humana.

É por meio da arte que desenvolvemos nossa sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na apreciação de obras realizadas por diferentes artistas.

Sua prática incentiva a se relacionar de maneira criativa consigo mesmo, com os outros e com outras áreas do conhecimento.

Conhecendo a produção artística de outras culturas, podemos compreender a relatividade dos valores impregnados nos modos de pensar e agir, compreendendo o sentido que cada grupo cultural dá para sua existência. Isso favorece para a abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana. Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, com uma observação crítica e aprofundada de sua cultura, podendo criar condições para uma melhor qualidade de vida.

A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que estabelecem os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa do mundo, da existência e das questões sociais.

Além disso, a arte nos ensina que é possível transformar continuamente os modos de ser e agir, possibilitando maior flexibilidade nas relações com os outros e consigo mesmo, e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.


Referência: Plano de Curso de Educação Artística, Santos, 2003.
A importância da arte na escola A importância da arte na escola Revisado by tautonomia em 11:50:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.