Psicólogo ou terapeuta?


Ainda hoje há confusão entre o uso dos termos psicólogo e terapeuta, conheça algumas das diferenças entre eles.

Psicologia é a ciência que estuda a psiquê, o comportamento e pensamento humano. Portanto, Psicólogo é aquele que estuda o comportamento e pensamento.

Para o uso profissional do título de Psicólogo, de acordo com a legislação brasileira, é necessário uma formação universitária em psicologia numa faculdade reconhecida pelo MEC e inscrição no Conselho Regional de Psicologia.

Cada psicólogo utiliza uma abordagem teórica como referência para seus atendimentos, e cada abordagem possui uma compreensão de ser humano e um método de trabalho específico.

Terapeuta é o profissional que oferece algum cuidado ou tratamento a uma pessoa que esteja passando por sofrimento ou buscando uma melhoria, visando o restabelecimento de sua saúde e qualidade de vida. No Brasil é uma profissão garantida por lei através do artigo 5º da Constituição Brasileira e da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

Essa profissão pode ser exercida por uma pessoa que possua uma formação terapêutica específica, como Acupuntura, Arteterapia, Gestalt Terapia, Musicoterapia, Psicanálise, Psicoterapia, Terapia Floral, Cromoterapia, Fitoterapia, entre outras.

O psicólogo pode ser chamado de terapeuta, porém não é preciso ser psicólogo para exercer a profissão de terapeuta.

Psicoterapia é um procedimento terapêutico baseado num referencial teórico, onde uma pessoa auxilia outra que necessita de algum tipo de assistência para melhorar suas condições de saúde psíquica, buscando alcançar uma melhoria. É um processo que se realiza entre um profissional e um cliente com a intenção de possibilitar a pessoa atendida compreender o que lhe acontece e encontrar recursos psíquicos para lidar com suas dificuldades, desenvolvendo meios de agir para solucionar suas dificuldades e promover seu autoconhecimento.


O uso do termo psicoterapeuta não é exclusivo de psicólogos, a expressão psicoterapia pois não é limitada ou exclusiva para uma só profissão por Lei Federal, podendo ser praticada por outros profissionais.



Texto por Bruno Carrasco, psicoterapeuta que valoriza de cada pessoa em seu modo de ser singular, colaborando para lidar com suas dificuldades e ampliar suas possibilidades de ser.
Psicólogo ou terapeuta? Psicólogo ou terapeuta? Revisado by tautonomia em 20:18:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.