Frases do Aldous Huxley

Aldous Leonard Huxley (1894-1963) foi um escritor inglês, passou parte da sua vida em Los Angeles, nos Estados Unidos. Conhecido por seus romances, como "Admirável Mundo Novo" e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry, publicou contos, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes.


"Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados."

"A normalidade é tão-somente uma questão de estatística."

"Viajar é descobrir que todo mundo está errado sobre os outros países."

"Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe."

"Existe apenas um canto do universo que você pode ter certeza de aperfeiçoar, que é você mesmo."

"Experiência não é o que acontece com você, mas sim o que você faz com o que acontece com você."

"O segredo da genialidade é conservar o espírito de criança até à velhice, o que significa nunca perder o entusiasmo."

"Saber é uma palavra cujo significado é muito amplo. Prefiro dizer que estamos capacitados a fazer algumas suposições."

"O bem da humanidade deve consistir em que cada um goze o máximo de felicidade que possa, sem diminuir a felicidade dos outros."

"A organização em excesso transforma em autômatos homens e mulheres, reprime o espírito criador e elimina a própria possibilidade de liberdade."

"As palavras nos permitiram elevar-nos acima dos animais, mas também é pelas palavras que não raro descemos ao nível de seres demoníacos."

"Sob nenhuma hipótese maquine sobre o seu próprio erro, nem se torture recriminando-se. Dar voltas no lodo não é a melhor maneira de se limpar."

"O degrau da escada não foi inventado para repousar, mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto."

"Numa época de superpopulação crescente, de crescente superorganização e de meios de comunicação cada vez mais eficientes com as massas, como podemos manter intactos a integridade e reafirmar o valor do ser humano individual?"

"A ditadura perfeita terá as aparências de uma democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão."

"A nossa sociedade ocidental contemporânea, apesar do seu progresso material, intelectual e político, dirige-se cada vez menos para a saúde mental, e tende a sabotar a segurança interior, a felicidade, a razão e a capacidade de amor no ser humano; tende a transformá-lo num autômato que paga o seu fracasso com as doenças mentais cada vez mais frequentes e desespero oculto sob um delírio pelo trabalho e pelo chamado prazer."

"Os sintomas, como tais, não são nossos inimigos, mas nossos amigos; onde há sintomas, há conflito, e conflito indica sempre que as forças da vida, que pugnam pela harmonização e pela felicidade, ainda lutam. As vítimas de doença mental realmente arruinadas encontram-se entre os que parecem mais normais. 'Muitos dos que são normais, são-no porque se encontram tão bem adaptados ao nosso modo de viver, porque as suas vozes humanas ficaram reduzidas ao silêncio tão cedo em suas vidas, que nem porfiam, ou sofrem, ou exibem sintomas como o neurótico.' São normais, não no que se pode denominar no sentido restrito da palavra; são normais apenas em relação a uma sociedade imensamente anormal. O seu perfeito ajustamento a essa sociedade anormal dá a proporção de sua doença mental."
Frases do Aldous Huxley Frases do Aldous Huxley Revisado by tautonomia em 13:19:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.