O que significa EAD?

O que significa EAD?

EAD (ou EaD) é a sigla para "Educação a Distância", uma modalidade de educação que não necessita da presença física do estudante numa sala de aula ou em contato com quem ministra um curso, ele pode fazer o curso num local que seja distante de onde o curso é ofertado.

Essa modalidade possibilita a pessoas que vivem distantes de centros de estudo tenham acesso aos conhecimentos lá ofertados, facilitando o acesso de qualquer pessoa ao conhecimento de diversas áreas e diversas localidades.

Pessoas que buscam esses cursos geralmente possuem facilidade em aprender por meio de outras tecnologias, contemplando a autonomia do estudante, pois o professor apenas orienta e faz a mediação entre o estudante e o conteúdo a ser estudado. O estudante escolhe a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades, seguindo seu ritmo.

Com a Revolução Científica iniciada no século XVII, cartas comunicando informações científicas inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Em 1833, um anúncio publicado na Suécia já se referia ao ensino por correspondência, porém o desenvolvimento de uma ação institucionalizada de educação a distância teve início a partir da metade do século XIX.

Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas. Em 1891, a administração da Universidade de Wisconsin aceitou a proposta de seus professores para organizar curso por correspondência nos serviços de extensão universitária. 

No final da Primeira Guerra Mundial, surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação. O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado a comunicação e informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários. A França criou em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo êxodo.

A partir daí, se iniciou a utilização do rádio, que fez parte também do ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais. Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como meios alternativos de aprendizagem.

O ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional.

A EAD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentados nos quatro pilares da Educação do Século XXI publicados pela UNESCO, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.

Aos poucos, a educação vai deixando de ser vista como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao estudante. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar do que é estudado.
O que significa EAD? O que significa EAD? Revisado by tautonomia em 17:51:00 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.